domingo, 14 de junho de 2015

A REVISÃO DE TEXTOS

Um texto passa por pelo menos duas etapas: a elaboração propriamente dita e a edição, cada uma podendo ser subdividida em várias fases.
Elaborar um texto envolve ter ideias, fazer rascunhos, escrever etc. A edição também se desenvolve em fases: leitura crítica, criação do projeto gráfico, copidesque, preparação, diagramação e revisão, entre outras.

Um texto bem escrito possui qualidades como clareza, coesão, coerência, concisão e, além disso, deve valer-se da linguagem adequada para que a mensagem alcance de forma eficaz o leitor.

Escrever exige conhecimento do assunto, criatividade e desenvoltura para apresentar argumentos. Revisar exige conhecimentos técnicos sobre a língua e sobre as peculiaridades de cada gênero textual.

O trabalho de edição exige profissionais capazes de avaliar as necessidades do seu texto e prepará-lo para comunicar com perfeição a sua ideia ao leitor. O revisor conhece profundamente a língua portuguesa, possui elevada capacidade de análise, atenção ao contexto e aos detalhes, boa formação cultural e intelectual e um amplo conhecimento geral – qualidades que o habilitam para interpretar e organizar o sentido de diversos tipos de texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário